Usando o Windows para desenvolvimento web e o WSL como servidor local

Tudo bem, tenho o LAMP rodando. Só que agora tenho um problema: meu código está em uma pasta no Windows e eu não tenho ideia de como fazer ele rodar nesse servidor Linux que eu acabei de criar. Os arquivos até parecem estar completamente isolados! E agora?

Apesar de parecerem isolados, eles não estão. Dentro do terminal é possível acessar seus arquivos Windows acessando a pasta mnt na raiz do sistema. Se você listar os arquivos, verá que cada letra corresponde a um drive no Windows. Então, se você, por exemplo, está trabalhando em um projeto na pasta c:\projetos\meu_site, é possível acessá-lo no terminal pelo endereço /mnt/c/projetos/meu_site.

Tá, mas para rodar meus arquivos php eu preciso deles dentro da pasta /var/www/html senão eu não consigo abrir no navegador. E tem mais, eu uso o Dreamweaver para editar e não sei como jogar meus arquivos para lá, muito menos abri-los dentro desse Linux!

Aí é que está, você não tem que mover seus arquivos. O que você precisa fazer é criar dentro do WSL um link simbólico para a pasta do seu projeto. Desse modo, você continua trabalhando do mesmo jeito de sempre e  ainda pode testar seu site no navegador. No terminal digite:

ln -s "/mnt/LETRA/CAMINHO/DO/PROJETO/NO/WINDOWS" /var/www/html/NOME DA PASTA DO PROJETO

Substitua as letras maiúsculas pelo local de seu projeto. No exemplo que dei acima, a pasta de projetos fica em c:\projetos. Desse modo, o comando a ser digitado é:

ln -s /mnt/c/projetos /var/www/html/projetos

IMPORTANTE! A pasta projetos não deve existir dentro de /var/www/html, já que ela vai ser criada como um link para sua pasta Windows. Outra coisa que vale ressaltar: note que eu criei o link para a pasta projetos, não para a pasta meu_site. Fiz isso para facilitar, já que eu consigo dessa forma acessar todos os meus sites sem precisar criar um link para cada um.

Assim, ainda no exemplo, se eu quiser acessar meu_site eu digito o seguinte endereço no navegador:

http://localhost/projetos/meu_site

Simples assim. Mãos à obra!