Fazendo o Firefox Quantum e a Intuos Pro da Wacom conviverem em harmonia

Os drivers da Wacom no Windows conseguem fazer com que a Intuos funcione perfeitamente com todos os programas que você precisar… a menos que você use o Firefox mais recente.

Não sei o que raios acontece, mas às vezes a interface do Firefox esnoba o cursor quando este é controlado pela caneta. Parece até que o navegador travou: você clica, clica, clica e nada. Nenhuma aba é selecionada, nenhum link é clicado. Você pode clicar na barra de tarefas do Windows e de volta do Firefox para resolver o problema por um tempo, mas logo tudo para de funcionar. E não foi o navegador que travou, porque se você usar o touch do tablet ou um mouse normal a tela responde normalmente.

A solução para isso foi, digamos, idiota: criar um perfil de aplicativo para o navegador. Enquanto todos os aplicativos do Windows se comportam como devem, tirando o chapéu e fazendo uma vênia quando encontram o cursor controlado pela caneta, o Firefox dá tapa na cara, pisa no dedão e passa a mão na bunda da Intuos Pro, exigindo um perfil próprio para se comportar.

O segredo está no painel de configurações da Wacom acima, na aba Mapeamento, no canto inferior esquerdo. Desative a opção "Usar Tinta do Windows" e voilá, o navegador passa a tratar sua caneta com a decência que ela merece.

Isso, porém, tem um preço que é desativar aquela funcionalidade legal de rolagem da tela como se a caneta fosse um dedo deslizando em uma tela touch. Para contornar essa deficiência a melhor saída é instalar a extensão ScrollAnywhere e configurar a rolagem para o botão esquerdo. A funcionalidade fica quase igual à da funcionalidade nativa.

Se você gostou da dica assina o canal, dá joinha e… Não, espera. Mídia errada.